quarta-feira, 10 de junho de 2009

A Senhora Ditadura Está de Volta


Ontem, 9 de junho de 2009, pudemos ver ao vivo e a cores, na telinha de nossas televisões, no conforto mentiroso de nossas casas-prisões, a volta triunfante, da senhora ditadura.

Como não podia deixar de ser e como de outras vezes anteriores, a distinta senhora pousa com sua saia rodada e ensanguentada, cherando a gás lacrimogêneo temperado com pimenta, cercada de viaturas e soldados bem armados, para reivindicar a ordem e a justiça na terra dos estudantes.

Ela chega triunfal, com tiros de borracha, bombas - um verdadeiro desfile misto de carnaval, com direito a abre alas e porta bandeira, com blocos bem unidos e bem fardados, digo, fantasiados.

Chegou e foi direto para a USP onde foi recebida com indignação por quem trabalha, ensina e estuda, ajudando o país a salvar da miséria social e da ignorância um povo a quem os políticos de plantão estão acostumados a tirar até o sangue, a enrabar até a alma, afim de construir castelos e monumentos em lugar nenhum.

Ela chegou doida de ódio, espumando enxofre e pólvora. Essa senhora nunca permitiu e nunca permitirá que um bando de gente que sabe o que diz, arruaceiros letrados e bem informados, venha querer para si o que pertence aos banqueiros, aos grandes empresários e à administração corrupta.

Onde já viu essa gente querer ganhar mais, se alimentar melhor, exigir que o governo explique direitinho como é possível ensinar á distância sem comprometer o futuro? Onde já se viu essa gente querer para si o direito de questionar os caminhos daquilo que lhes pertence por direito?

Hoje, 10 de junho de 2009, a senhora estava em todas as telinhas e jornais vendilhões do país. Foi recebida com respeito de quem tem muita história para contar e nunca contou. Foi aclamada por poder estar trazendo de volta ás nossas ruas, escolas, universidades e favelas o gosto antigo e saudoso do cassetete nas costas, das prisões sem aviso e, quem sabe, das torturas e valas comuns que tanto fizeram a alegria daqueles que se escondem atrás da mentira, da ganância e do ódio.

Só que dessa vez, a senhora vem mais moderna, vem com câmeras pelas ruas, pelas praças, nas escolas, nos puteiros, nos banheiros das lojas, escondidas e bem disfarçadas em botões de camisas e alças de óculos. Dessa vez ela vem á forra, cercada da mais alta tecnologia da repressão. Saberá onde cada idiota se esconde através das micro-ondas de seus celulares. Saberá para onde cada veículo se dirige através dos leitores de chapa. Saberá o que você come, o que você fuma e o que você bebe. Você será denunciado pelos seus catões de crédito, de débito, de morte.

A senhora ditadura seberá exatamente como te vigiar, te torturar, te espezinhar. Além de contar com os senhores da informação, agora ela conta também com os senhores da delação eletrônica.

Vai ser uma festa quando essa senhora se instalar de vez sobre nosso futuro miserável.