domingo, 4 de abril de 2010

Mídia e a Vacina Contra o Vírus H1N1



Muito se tem debatido nos últimos dias na mídia oficial, sobre as chamadas "teorias conspiratórias" que estariam sendo difundidas através da internet, relacionadas a recusa de algumas pessoas em aceitar a versão oficial do governo que enfatiza sobremaneira a eficácia e benefícios da vacina contra o vírus da gripe suina.

Mais do que rapidamente as redes de televisão vieram em auxílio do governo, e como porta-vozes oficiais do ministério da saúde, prontamente trataram de combater veementemente todos aqueles que, com bastante razão, duvidam dessa eficácia ainda não devidamente comprovada pelos fabricantes ou por laboratórios governamentais ao redor do mundo. A mídia logo logo tratou de dizer que os alarmistas de plantão estavam levando medo á população, quando na verdade, foi a própria mídia que instaurou um clima de terror descabido de uma pandemia que nunca existiu.

Na verdade, as conspirações deixaram de ser apenas teoria já faz algum tempo. O que anteriormente estava escondido completamente da visão do público agora encontra-se documentado e à disposição de todos na rede mundial de computadores. Isso está deixando de cabelos em pé os governos, corporações e os meios de informação e comunicação atrelados ao poder. Tanto que em alguns países da Europa já se falam em censurar a internet, como se estivéssemos correndo algum grave perigo democrático ao clicar num botão e ouvirmos opiniões diversificadas sobre assuntos diversificados, coisa que não temos acesso ou direito nas telinhas ou jornalões.

Agora sim é que as pessoas estão tendo oportunidade de se inteirar dos verdadeiros objetivos por detrás das políticas econômicas, de educação, de saúde, etc. etc. e isso nunca havia acontecido antes na história da humanidade. Uma verdadeira revolução na informação!

Com o surgimento da internet e logo em seguida o das ferramentas facilitadoras de publicação de textos e vídeos on-line, foram derrubados os muros que cerceavam o acesso do homem comum ao homem comum, e à mídia de informação alternativa. Agora, não é mais possível para os senhores do mundo proibirem que o conhecimento vaze e caia nas mãos do homem do dia a dia.

Grande parte do que assistimos e lemos na "mídia oficial" sempre vem carregado com o peso da censura de omissão, afunilando nosso ponto de vista para determinados fins. No caso da vacina contra o vírus da gripe suina, não tivemos a oportunidade, como sempre, de ouvir outras opiniões. Das de pessoas tão qualificadas quanto as que os jornais e TVs nos apresentam. Acesso à visão e a opinião de especialistas que não concordam com determinados sentidos alarmistas e, mais ainda, vêm nos informar que por detrás dessas políticas de estado podem também existir interesses escusos de governos, fabricantes, instituições internacionais, etc. Alguém aqui confia ainda no estado? Creio que os estados não têm nos dado muitos motivos para isso!

Para trazer um pouco mais de luz sobre assunto tão polêmico, disponibilizo abaixo a série de 12 vídeos que perfazem a entrevista da jornalista científica Jane Bürgmeister aos pesquisadores do famoso Projeto Camelot.

Vale a pena conferir!