domingo, 30 de setembro de 2007

A Democracia que a mídia não vê


Quer fazer um teste para ver se as pessoas sabem mesmo o que acontece dentro de uma democracia estilo a do Brasil?



Faça a seguinte pergunta para quem você quiser:



Se você fosse a FEBRABAN - Federação Brasileira dos Bancos - quais partidos ou políticos você apoiaria nas próximas eleições?



Aposto com você que todas as pessoas vão parar para pensar e logo em seguida chutar o nome de um partido ou de uma meia dúzia de políticos. Sabe por que? Porque a maioria ignora em que tipo de democracia a gente vive aqui no Brasil, o que é claro, não é nada diferente de muitas outras democracias lá de fora.



Veja a ingenuidade das pessoas. Sinta porque somos tão explorados.



Se você tivesse ns mãos cerca de 500 bilhões de reais (metade dos lucros que os bancos tiveram nos últimos anos) você poderia apoiar (o que significa comprar) todos os partidos e seus políticos de primeiro escalão.



Isso também significa que quando eu, você e o vizinho da esquina vamos para as urnas votar, a coisa já está combinada, já está vendida. Não temos nenhuma chance de escolher realmente alguém que vá cuidar dos nossos interesses. Os nossos interesses não pagam os caixas dois de campanha dos partidos, não pagam propinas para "fabricação" de leis, não pagam presentinhos para os políticos e seus familiares, etc.



Entendeu agora como é que funciona a coisa mané?



Quando você vai para as urnas, as eleições já estão ganhas para a FEBRABAN, independentemente do partido que sair vencedor. Nós somos os únicos perdedores, os otários que acreditamos que nosso voto serve para alguma coisa.



Qual então a responsabilidade da mídia no caso?



Toda, é claro!



Ou você acha que os grandes jornais, revistas, rádios e redes de televisões (a maioria desses últimos nas mãos de políticos de carreira) não sabem que isso sempre acontece?



Enquanto isso, a maioria da população, incluindo aí o que podemos chamar de população "culta", com grau de instrução superior, bom emprego, casa na praia, etc., acredita realmente que o voto no Brasil serve para alguma porcaria.



Tem gente ainda que pensa que são os partidos e os políticos que governam o país. Bom, tem gente para tudo nesse mundo.




Nenhum comentário: