sábado, 8 de dezembro de 2007

O Carnaval e a Farra do Patronismo


Pelo motivo das escolas de samba do Rio de Janeiro estarem dando um show de corrupção e envolvimento com bicheiros e traficantes, o presidente do Brasil resolve condecorá-las com R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais). R$ 1.000.000,00 (um milhão) para cada uma.


Isso é que gostar de carnaval não é mesmo presidente?


Enquanto isso, a mídia dorme nas arquibancadas, de uma ressaca sem-vergonha, e esquece de perguntar porque outros artistas do país, menos felizes e alegres, mais preocupados com uma cultura que faça pensar, e não aquela do pão e circo carnavalesco de todos os anos, têm que encarar duras travessias através das estradas espinhosas dos trâmites buracráticos das leis de incentivo e aguentar ainda por cima, o ranso dos marqueteiros das empresas "patrocinadoras".


A ressaca vai ainda mais longe quando a mídia regurgita notícias do dia anterior, bota o que sobra para fora, se esquecendo de que os leitores precisam saber exatamente como é que funciona esse negócio de presidente dar dinheiro para qualquer amigo de traficante sem ter que prestar contas desse dinheiro.


A ressaca é tão brava que a mídia não consegue nem levantar o olho, coçar a cabeça e erguer o braço, para apenas tentar perguntar por que um presidente da república pode sair por aí distribuindo dinheiro a seu bem entender, sem perguntar para os donos do dinheiro se isso é justo, correto ou não.


Mas o dinheiro vem de algumas empresas petroquímicas, não é do presidente nem dos cofres públicos.


Há, entendi! Quer dizer que o presidente sai por aí distribuindo dinheiro que não é dele? Que raio de emprego é esse. Eu também quero um.

Essas empresas então já haviam dito ao presidente que ele poderia usar o dinheiro para dar aos cartolas, ou o presidente foi atrás das empresas pedir esse dinheiro?


Se as empresas procuraram o presidente para dar o dinheiro é porque elas não podiam elas mesmas dar o dinheiro? Que coisa, será que não tinham ninguém lá para fazer isso?


Se o presidente foi pedir o dinheiro para as empresas e elas deram, será que essas empresas não pediram nada em troca? Que coisa interessante, porque eu vejo essas empresas lutarem tanto por seu rico dinheirinho quando os sindicatos pedem um aumento de salário justo. Será que essas empresas gostam tanto de carnaval assim?


Cada coisa que acontece nesse país né?

Eu queira saber mais sobre o assunto, mas a mídia parece que está sempre de ressaca.

Bom, carnaval é para isso aí mesmo, pra gente esquecer de tudo, inclusive que precisa ser melhor informado.


Ai que vida boa olerê,

ai que vida boa olará,

o estandarte do sanatório geral vai passar.


Nenhum comentário: