domingo, 6 de abril de 2008

As Olimpíadas da Vergonha

Essa semana, ao ler as postagens do jornalista Haroldo Castro em seu blog "Viajologia", me veio á mente o quanto o materialismo nos tornou insensíveis ás coisas realmente importantes para nossa existência.

Depois que o governo chinês, num salto quântico que foi do imbecilismo comunista ao idiotismo consumista moderno, provando que é possível ser bem recebido e realizar bons negócios em todo o mundo, mesmo tratando seu próprio povo como bestas de cargas e fomentando genocídios culturais, não podemos esperar muita coisa do futuro da ética e do planeta, se não agirmos com a mesma coragem com que os jovens tibetanos enfrentam atualmente seus algozes.

Os jovens tibetanos não estão sendo perseguidos apenas em seu próprio país, mas praticamente em todo o mundo. Mais ainda nos países que têm relações comerciais muito fortes com a China. O dinheiro está falando mais alto e, podem ter certeza meus amigos e amigas, esse mesmo dinheiro ainda vai destruir esse lindo planeta azul.

A maioria pode achar que o que estou dizendo é mentira. Que, ao contrário, muitos países estão do lado dos tibetanos, mas essa é que é a mentira deslavada.

A China se transformou no sonho de todo capitalista. Embora alguns países façam vista grossa para as manifestações e finjam estar apoiando o povo do Tibete contra um regime absurdamente violento e cínico, seus negócios com esses bandidos e assassinos vão de vento em popa. Quando os negócios vão bem com gente que faz o mal, quem leva a pior são aqueles que sofrem suas perseguições, no caso, o povo tibetano.

Não estou aqui dizendo que é o povo chinês o perseguidor, o explorador. O povo chinês, que é maior vítima de um regime ditatorial. Esse regime, escondido atrás de uma carapuça comunista, tornou os nossos maiores e piores capitalistas ocidentais simples amadores na arte da exploração e da degradação da natureza e da vida.
O povo chinês também sofre e sofre muito!

Estou falando de uma casta de poder que existe naquele país, que nasceu da corrupção de um regime que não conseguiu transcender a ganância de seus dirigentes. Essa mesma casta que se dizia contra qualquer tipo de bem privado e jogou milhões de vidas em seus calabouços fétidos em nome de um socialismo que nunca existiu, hoje adora os mesmos bezerros de ouro dos ávidos gananciosos ocidentais.

E onde a mídia mundial entre nesse jogo de mentira e morte? Onde sempre entrou: pela porta dos fundos, agindo sorrateiramente, também em nome de sua ganância de dinheiro e poder. Ou vocês acham que a China sediaria uma olimpíada caso não houvesse a contribuição maciça dos meios de comunicação para que isso se desse?

Ou vocês ainda acham que a escolha desse país como sede dos jogos olímpicos de 2008, jogos que representam o que existe de mais puro das relações entre povos, não foi propositalmente comprada com dinheiro sujo? Alguém aqui ainda acredita que a China tem alguma condição moral de sediar esses jogos? Pois eu não. Inclusive minha opinião é bem firme nesse sentido. Iremos assistir aos jogos olímpicos mais vergonhosos da história moderna.

Mas cuidado povo desse planeta! Lembram-se dos jogos olímpicos na Alemanha de Hitler? Cuidado! Pouco tempo depois o Führer não jogaria seus cachorros sobre povos até então pacíficos? Cuidado com essa gente de duas caras. Essa gente que esconde as notícias, que adora as propagandas, os grandes desfiles, que se patenteiam como salvadores de suas nações, mas que não suportam que as verdades venham á tona. Cuidado com essa gente que acende uma vela para a liberdade e outra para a escravidão! Dia virá que a verdadeira face desses lobos fantasiados de carneiro assaltarão não apenas os pastos, mas entrarão na casa dos pastores e devorarão seus filhos. Essa gente não merece nossa confiança. Não merece nosso respeito.

Eu lamento ainda o quanto os nossos jovens estão sendo iludidos por essa mesma mídia que corrobora regimes como esse da China. O quanto são bombardeados com a promessa de que apenas o dinheiro, o lucro e as porcarias de marca trarão a felicidade tão almejada por corações ingênuos. Eu lamento que quase nenhum intelectual desse podre país levante sua voz para alertar essas gerações enganadas dos perigos de se endeusar o dinheiro e se esquecer da divindade da liberdade e da vida.

Pois, se pelo menos aqueles que possuem a experiência e o conhecimento das conseqüências nefastas de estados, cuja solidez está apenas na quantidade de divisas acumuladas, de poços de petróleo, de campos de cana e de cabeças de gado, se pelo menos algumas vozes se levantassem para alertar os que ainda não conhecem as maldades dos novos Cézares, então poderíamos ter alguma esperança num futuro mais humano. Se pelo menos alguém viesse a público e dissesse: basta! Chega de tanta mentira! Então poderíamos ainda saber que nem tudo estaria perdido.

Mas ainda assim os mais derrotistas, aqueles que se acovardam diante dos absurdos diriam: mas como lutar com algo tão poderoso?

Para esses minha resposta é simples: Tira deles o que mais os deixa felizes e poderosos, ou seja, pára de comprar seus produtos e desliga sua televisão durante os jogos olímpicos de 2008. Seus bolsos ficarão vazios e suas vozes mudas.

Eu farei isso!

Certamente o povo do Tibete irá nos agradecer.

Nenhum comentário: