segunda-feira, 14 de abril de 2008

E Agora, Quem é Que Vai Dizer Que mentiu?

Durante esses últimos meses a mídia se prestou ao que realmente sabe fazer: política.

Dessa vez foi a aposta que ela fez no sucesso no programa de biocombustíveis à base de alcool do governo Lula.

Para melhorar a vida dos usineiros do país e acabar de vez com a amazônia, o cerrado e sabe-se lá até onde esses caras vão plantar cana, a mídia cumpriu o seu papel de guardiã dos poderosos e entrou na onda do milagre da cana brasileira.

Agora, depois de tanto alarde, ela vem novamente ao seu querido leitor, de cabeça baixa e tímida, desmentir tudo o que pregou durante um bom tempo, ou seja: a política dos biocombustíveis provenientes da cana de açuçar, como muita gente inteligente tentava dizer e não era sequer ouvida, pode se tornar muito em breve o pesadelo do mundo.

Em matéria intitulada "Biocombustíveis são crime contra a humanidade', diz relator da ONU" o portal G1 da Globo nos informa que conforme "declaração do suíço Jean Ziegler, em entrevista a uma rádio alemã, a produção em massa de biocombustíveis representa um crime contra a humanidade por seu impacto nos preços mundiais dos alimentos."

Tava na cara que ia acabar assim, só a mídia e quem mais iria ganhar poder e dinheiro com isso não queria enxergar. Onde se planta cana não se planta comida. Se todo mundo resolver plantar cana para encher o tanque dos milhares de automóveis que são vendidos diariamente, todo mundo vai ter carro e ficar magrinho, pois não vai ter o que comer.

Segundo ainda o jornal, "Ziegler pediu ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que mude suas políticas sobre os subsídios agrícolas e deixe de apoiar apenas programas destinados à redução da dívida. Segundo ele, a agricultura também deve ser subsidiada em regiões onde se garanta a sobrevivência das populações locais" e ainda "acusou a União Européia de dumping agrícola na África. "A UE financia as exportações de superávits agrícolas europeus para a África, onde são oferecidos pela metade ou a um terço de seu preço de produção", queixou-se Ziegler. "Isso arruina completamente a agricultura africana."
Mas não é só isso. Os caras do poder vão ter que se preocupar muito com o que pode vir pela frente, pois a gente pode até ficar sem um carrinho para passear aos domingos, mas ninguém fica muito tempo de estômago vazio sem roncar e achar um culpado. O nosso Ziegler, que é matuto nesse assunto, "também advertiu que o mundo se dirige para "um período muito longo de distúrbios e outros tipos de conflitos derivados da escassez de alimentos e aumentos de preços". Para bom entendedor essas palavras bastam!

Resta agora a gente rezar para que da próxima vez (se houver uma próxima vez), o quarto poder possa pensar um pouco antes de ser cúmplice nesses esqueminhas. Resta também saber se alguém ai vai ser franco e dizer que mentiu. Se não foi mentira, então foi burrice. Quem é que vai assumir?

Nenhum comentário: