segunda-feira, 13 de agosto de 2007

As outras ingerências das agências

Muito se tem comentado esses dias sobre o papel da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, no desenrolar do caos aéreo no Brasil. Essa semana até mesmo aconteceu uma reunião entre o ministro Jobim e as empresas de transporte aéreo civil.


Nessa reunião o ministro fez questão de deixar de fora a ANAC, então perguntamos: para que e para quem servem essas agências de verdade? Quem paga o salário desses caras? Nós, é claro!


Quem é um pouquinho inteirado em política e economia, e não precisa ser muito, sabe que essas agências foram criadas no momento das privatizações do governo FHC. Foi a forma encontrada, e bastante elaborada, de deixar as galinhas nas mãos das raposas.


Fica agora patente uma outra questão: se a ANAC funcionava desse jeitinho que está transparecendo agora, o que dizer das outras agências reguladoras? Não seguem as mesmas políticas?


Cabe a imprensa nesse momento trazer à tona a utilidade dessas agências. Queremos todos saber como elas funcionam de verdade e a quem elas servem, já que somos nós os patrões.


Ano passado liguei para ANS (Agência Nacional de Saúde) para efetuar reclamação do plano de saúde utilizado pelos meus pais. O atendente, na ocasião, disse que eu não poderia fazer uma reclamação formal da empresa prestadora de serviços, porque ela ainda não tinha nenhuma reclamação registrada até aquele momento.


Fiquei alguns segundos meditando para tentar entender se, eu é quem estava fazendo uma pergunta absurda, ou eu é quem estava recebendo uma resposta idiota. Insisti então para levar adiante uma reclamação formal e, novamente, o cidadão do outro lado da linha declarou que não poderia formalizar uma reclamação daquela empresa, pois a referida não tinha nenhum precedente de reclamação até o momento.


Como todo idiota, eu perguntei então, a partir de quando eu poderia fazer uma reclamação formal do plano de saúde, que estava negando uma cirurgia de urgência à minha mãe. E o cidadão me respondeu, com aquele sotaque de quem está lendo a partitura, que somente poderia abrir uma reclamação formal se a empresa tivesse algum precedente de reclamação.


Não, eu não estou brincando nem mentindo. Era isso mesmo que o cidadão da agência reguladora dos planos de saúde no Brasil tentava me enfiar guela abaixo.


Perguntei então novamente ao cidadão, como então seria possível fazer uma reclamação à agência, de uma empresa que não tivesse precedente de reclamações. O cidadão pediu que eu aguardasse no telefone, pois ele iria perguntar ao seu superior imediato como resolver a minha dúvida.

Fiquei mais ou menos uns quinze minutos esperando a resposta, quando a linha caiu.

Depois disso, tentei ligar várias vezes, mas não me atenderam mais naquela semana.

Descobri que a ANS além de ter uma lista negra de empresas que dão calote, também tem uma de gente chata que quer respostas que não podem ser respondidas.


Apenas depois de quinze dias consegui formalizar uma reclamação. Pensa que adiantou?


Fica pensando..........




Nenhum comentário: