quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Vai para China? Leva máscara!


Com o título "Poluição pode atrapalhar Jogos em Pequim, afirma Rogge " o Estadão on line trás matéria sobre as preocupações do senhor Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), em relação aos níveis, para ele alarmantes, de poluíção na china.


Segundo ainda o jornal, "Rogge chegou a afirmar que a poluição pode prejudicar algumas provas esportivas" e que "em esportes de resistência, como ciclismo, nos quais é preciso competir durante seis horas, poderemos ter que adiar as provas" e ainda "em entrevista ao canal de televisão americano CNN, Rogge afirmou que colocará "a saúde dos atletas em primeiro lugar''. "Teremos planos de contingência", disse.


Muito bem, creio que agora vamos poder saber e entender o que significa crescer 12% ao ano. Não vai dar para esconder milhões de toneladas de gases poluídores das imagesn de TV e das páginas dos jornais como têm sido feito até agora pelo governo chinês, claro que com ajuda da mídia internacional.
Gostaria mesmo de saber o que o senhor Rogge quis dizer com "Teremos planos de contingência". Será que vão parar as milhares de fábricas chinesas durante as olímpiadas e colocar ventiladores enormes mandando a fumaça para outras regiões da Àsia, ou vão distribuir máscaras, escafandros e balões de oxigênio para os atletas e espectadores?
O que finalmente o senhor Rogge e a imprensa não vão poder esconder, é que a China foi escolhida para sediar os jogos porque tem muito poder, muito dinheiro. Só não tem água potável e ar puro. E ninguém vai querer ficar de fora dessa montanha de ouro, mesmo que tenhamos, que daqui alguns anos, vender a Amazônia para um país que não terá mais como alimentar seus filhos. Mas tudo bem, com tanto dinheiro eles vão poder comprar a Àfrica inteira.
Vamos aguardar as transmissões dos jogos. Eu já estou preparando um dinheirinho para comprar uma TV digital. Quem sabe com ela eu vou poder acompanhar os eventos com melhor qualidade de imagem, já que a fumaça vai atrapalhar um pouco.







Nenhum comentário: