domingo, 18 de novembro de 2007

Da Burrice de Quem se Apega ao Velho


Com o título "Japão retoma caça à baleia proibida há 44 anos" o jornal eletrônico da BBC no Brasil, nos informa que os japoneses vão retornar à caça de baleias em seu mar territórial. Uma quebra na moratória de 44 anos da atividade por parte daquele país.


Segundo ainda o jornal, os japoneses querem caçar aproximadamente 1000 (mil) baleias - isso mesmo - 1000 (mil) baleias, para fins científicos. Ou seja, todos os laboratórios do país vão ter que a partir de agora fazer pesquisas apenas com baleias.


Segundo ainda as autoridades japonesas "a caça permite que biologistas marinhos estudem os órgãos internos dos animais" e que a carne das baleias caçadas com fins científicos é vendida comercialmente, mas as autoridades japonesas negam que a expedição tenha o objetivo de obter lucro.


Sim, claro, vamos caçar umas mil baleias, fazer análises e experiências no bichinho morto e depois vender a carne, mas ninguém está pensando no lucro. Vai ver que estão pensando no bem das baleias.


A BBC ainda nos informa que o o governo japonês alega que a caça à baleia é uma tradição antiga do país e vem tentando reverter a moratória, sem sucesso, junto à Comissão Internacional da Caça à Baleia.


Acho que a mídia, que fala muito pouco sobre o assunto, devia trazer à tona com mais perspicácia o que significa essa posição do governo japonês frente às discussões da matança, extinção de animais e das mudanças climáticas. É quse inceitável essa atitude do governo japonês. Será esse discurso de tradição apenas uma desculpa para o lucro?
Será que uma tradição vale mais do que o futuro?


Espero que não!

Nenhum comentário: