sábado, 17 de novembro de 2007

O Rei Pediu e a Imprensa se Calou



Quem não acompanhou nos noticiários dessa semana passada a propaganda maliciosa da imprensa contra o presidente da venezuela, Hugo Chaves?



Propaganda maliciosa que é feita diariamente nos meios de comunicação do país, mas que aumentou consideravelmente com o "cala a boca" do rei.



Muito se repetiu na mídia do país o "porque não te calas" do monarca, à título de mostrar e provar como o presidente eleito da Venezuela é chato e mal educado. Tem até toque de celular com a frase, que no meu entender é comprado por gente que não entende nada de nada.



O que a mídia esqueceu de dizer é que, mesmo sendo chato, Hugo Chaves foi eleito pela maioria de seu povo e o rei não. Esqueceu também de dizer que a república espanhola foi consquistada por uma revolução facista que restaurou a monarquia. Depois que o generalíssimo franco bateu as botas o rei Juan Carlos foi coroado e não queria muito a redemocratização de seu país.



Mas para a mídia valia mais a pena coroar novamente o rei do que dizer que Chaves estava certo quando chamou Aznar de também facista.



O que poderia ser interessante em casos assim, seria a mídia mostrar a história como ela é. Contar a verdade sobre o rei. Rei é rei. Não tem nada a ver com democracia. Rei no mundo de hoje é um fantoche moderno inventado para dar um pouco de sustentação ao poder. Para os súditos pensarem que sempre haverá alguém que os proteja.



A mídia também devia ter perguntado a Zapatero, que defendeu Aznar com unhas e dentes, se mesmo sendo eleito pela maioria da população espanhola, o antigo primeiro ministro teria direito de ajudar a tramar a derrubada de um governo fora de suas fronteiras. E também quais os motivos que o levariam a ter feito isso. Porque quem conhece o episódio já sabe que isso está mais que provado.



Mesmo achando que Chaves tem o mesmo perfil de gente que pensa como ele. Que também quer se eternizar no poder, ainda acho que não se pode contar a história do jeito que está sendo contada.



Pois é. Ficam questões no ar. Inclusive aquelas que levantam a hipótese de que a mídia não está contando a verdade. Não está comprometida com a verdade porque já está comprometida com alguém(s) ou alguma(s) outra(s) coisa(s). Com quem ou o que será?

Nenhum comentário: