segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Me Engana Que Eu Gosto !


Em matéria intitulada "Lanchas do Irã ameaçaram navios dos EUA, dizem autoridades", o jornal BBC on line nos informa que "segundo as autoridades americanas, cinco lanchas iranianas interferiram com três navios da marinha americana, aproximando-se delas e enviando mensagens de rádio ameaçando explodi-las." Segundo ainda o jornal, as lanchas iranianas se aproximaram dos navios americanos quando esses navegavam no final de semana pelo estrito de Ormuz.


Vejam meus amigos leitores acordados desse país a palavra utilizada no texto do jornal: "cinco lanchas iranianas - INTERFERIRAM - com três navios da marinha americana". Deu pra sacar?


Vocês sabem onde fica o estrito de Ormuz? Pela forma que a notícia é dada, parece que fica nas praias da california, dada a maneira como o jornal tenta fazer a gente acreditar que os gringos tinham todo o direito de estar por ali sem dar satisfação para ninguém.


Segundo a Wikipédia, o Estreito de Ormuz (تنگهٔ هرمز em Persa) é um pedaço de oceano relativamente estreito entre o Golfo de Omã ao sudeste e o Golfo Pérsico ao sudoeste. Na sua costa norte está o Irã e na costa sul os Emiratos Árabes Unidos e um enclave de Omã. Deu pra sacar agora?


Pois é, já imaginou se lanchas da marinha brasileira encontrassem meia dúzia de navios americanos passeando em nossa costa num finalzinho de semana e desse nos jornais do mundo inteiro que a gente estava ameaçando os caras? Já pensou que legal!


Todo mundo sabe que a BBC é um jornal inglês, do governo inglês, que é também sócio nos negócios americanos lá pelo Iraque, etc. etc. A gente então pode perceber como é que funciona a mídia nesses momentos de crise. A mídia virou essa vagabunda que se vende para quem pagar mais. É por isso que não dá para acreditar nas notícias que se lê e se vê, sem usar um filtro de lógica e de bom senso.


E tem gente que ainda compra jornal!


Nenhum comentário: