segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O Bode Expiatório



Os motociclistas das maiores cidades do país já estão ficando preocupados com o aumento da violência contra eles no trânsito dessas cidades, fruto da idéia perolada do governador do Rio de Janeiro e de mais algumas mentes brilhantes do país, que insistem em afirmar que a culpa do aumento da violência urbana é dos motociclistas.

Isso nos faz lembrar como uma pequena idéia, uma frase rebatida várias vezes, pode fazer a gente ir acreditando em tudo o que alguém quiser que acreditemos.

Assim foi com o nazismo. No meio de uma crise de valores, econômica e política, alguém teve a infeliz idéia de jogar a culpa em alguém. Nascia então o nazismo e a perseguição implacável contra um povo inteiro e algumas minorias, dentro do estado que se dizia mais intelectualizado e racional do mundo moderno. O povo alemão começou a ser então bombardeado com a promessa de que sem os judeus e sem aquelas minorias (ciganos, homossexuais e até doentes mentais) estaria á salvo de todos os seus problemas sociais, econômicos e morais.

Aqui está acontecendo uma coisa parecida. Algumas mentes brilhantes querem nos fazer acreditar que a culpa da violência urbana é dos motociclistas. Para isso usam a mídia diariamente para nos bombardear com essa asneira.

Isso não é coisa gratuita. É que essa gente que está no poder não pode simplesmente chegar para nós e ser franca. Dizer claramente que a situação já está fugindo do controle. Que em algumas cidades do país já vivemos uma guerra civil com baixas diárias, por conta da falência dos instrumentos do estado.

Essa gente não quer perder a boquinha, então é preciso desviar a atenção criando um bode expiatório, ou como se diz no sertão brasileiro, "arrumar um boi de piranha".

Mas essas medidas não conseguem realmente arrumar a casa, pois elas são fabricadas apenas para desviar a atenção, jogando uma parte da população contra ela mesma, dessa forma a população continua achando que os governantes não têm culpa de nada, que são ótimos, competentes e, que estão fazendo de tudo para melhorar as nossas vidas.

A maioria das pessoas que acredita nessas baboseiras são aquelas que não possuem uma visão aprofundada dos mecanismos do poder e das causas profundas das crises pelas quais estamos passando. São pessoas que vivem, vamos dizer assim, num mundinho bastante egoísta e que acreditam em idéias miraculosas, em salvadores da pátria, como se as coisas acontecessem espontaneamente, sem causas específicas.

Na Alemanha de Hitler, foram essas mesmas pessoas que acenderam os fornos e construíram o holocausto. Depois de terminada a guerra, essas mesmas pessoas voltaram às suas vidas normais, como se nada tivesse acontecido. Ficaram apenas sabendo que não eram exatamente os Judeus a causa de seus males, mas já era tarde demais para voltar o tempo. Milhões de vidas haviam sido horrivelmente subtraídas.

Nessa época na Alemanha, a mídia tinha uma relação com o poder muito parecida com a que tem agora. Ela simplesmente contribuía para o aumento da ignorância e da confusão. Assim foi criado o nazismo. Ela martelava todos os dias nos rádios, nos jornais, nos cinemas (ainda não havia TV), que os judeus eram os culpados de tudo. E as pessoas que seguem as modas, os modelos e as modelos, foram acreditando. Ninguém questionava nada. Quem questionava, era logo "subtraído" e desaparecia. Quem questionava era o chato, o estraga prazeres.

Assim foi construído o nazismo.

Assim são criados todos os regimes que regem pelo medo e pela ignorância.

Nenhum comentário: