segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Quando a Violência é Boazinha


Hoje, 7 de janeiro, na seção "variedades" da veja on line, saiu matéria sobre o resultado do estudo de dois aconomistas americanos, que mostra que a exibição de filmes violentos nos cinemas, contribuiu para a diminuição das taxas de criminalidade nas cidades americanas onde as pesquisas foram realizadas.


Segundo a revista "a pesquisa afirma que, na verdade, a sociedade está mais segura se os possíveis criminosos estiverem no escuro do cinema, em vez de juntos para beber em bares ou usar drogas."


Ainda segundo a revista, os economistas Gordon Dahl, da Universidade da Califórnia de San Diego, e Stefano DellaVigna, da Universidade da Califórnia de Berkeley, compararam relatórios de criminalidade com a audiência de filmes violentos nos Estados Unidos nos últimos dez anos. Analisando os dados, eles concluíram que "nos dias de grande audiência de filmes violentos, a taxa de crimes é mais baixa". Na última década, segundo eles, a exibição de filmes considerados violentos foi responsável por diminuir a média de assaltos, ataques, estupros e agressões em cerca de 1000 por fim de semana – ou 52.000 crimes a menos por ano."


Não podemos afirmar se as pesquisas foram feitas com controle absoluto e se seus resultados traduzem a verdade do mundo. Pesquisas podem ser refutadas se analisadas ou levadas á cabo a partir da análise de outros parâmetros, localidades, ou seja, sob diferentes enfoques.


O que fica claro no entanto, é que no exato momento onde pipocam por todos os lados discussões sobre a qualidade da programação das TVs brasileiras, uma matéria surge "expontaneamente" no meio de uma seção de cinema e não na seção de ciência da revista.


Às vezes nos vêem a impressão de que a matéria foi deslocada exatamente para cumprir outro papel, não o de divulgação científica, mas o de propaganda de uma idéia, de um conceito, que é aquele que afirma que podemos ficar tranquilos quando os cinemas e as TVs brasileiras veiculam seus enlatados de violência americanos, pois os bandidos estarão nos cinemas ou em casa assistindo esse lixo e não sairão nas ruas para assaltar, estuprar ou matar ninguém, pois "de acordo com Dahl, você tira um monte de pessoas violentas das ruas e as coloca dentro do cinema ao exibir fitas dessa natureza. "


Não sei não. Ou essa pesquisa vem mostrar que a maioria dos pesquisadores está completamente enganada sobre o assunto, o que seria um absurdo, ou seira a descoberta do século em estudos sobre a psicologia humana. Nessa caso os melhores psicólogos do mundo seriam economistas.


Prefiro acreditar que a divulgação desses resultados tem mais a ver com uma maliciosa fórmula de levar os leitores a pensar que as porcarias enlatadas que assistimos nos cinemas, e que logo depois vão parar nas televisões de todo o país, fazem mais bem do que mal.


Há... essas pesquisas...

Nenhum comentário: