O portal de notícias de Campinas "Cosmo On Line" da agência anhanguera, dona dos dois maiores jornais da cidade, mostra nessa sexta-feira treze a inovação da vereadora Marcela Moreira, ao utilizar o site de vídeos Youtube para falar sobre suas idéias e projetos.
Até aí tudo bem; a vereadora mostra que está ligada com as novas formas de comunicação e presta um serviço bastante interessante aos seus eleitores.
O que me chamou a atenção foi uma inserção sútil da jornalista Rose Guglielminetti, responsável pela matéria, que comenta sobre a camiseta usada pela vereadora em um dos dois vídeos disponibilizados na site.
A tal camiseta trás a estampa do "rosto do guerrilheiro argentino e comunista Che Guevara" (palavras da jornalista).
Essa inserção acaba trazendo de volta de maneira bastante sutil a estigmatização desse personagem da nossa história e de seu partido. Gostaria de entender qual o problema de se usar uma camiseta com a estampa do rosto de "CHE" e, qual o sentido desse comentário.
Sendo a vereadora pertencente ao partido socialista, não vejo nenhuma anormalidade ou extremismo na ação.
Não pretendo defender de forma alguma a vereadora, seu partido e suas posições política/partidárias, mas apenas alertar meus leitores sobre como uma pequena frase pode criar um sentido de pré-leitura das informações veiculadas.
Bom também seria agora começarmos a pensar de que maneira os tribunais eleitorais tratarão casos como esses em épocas de campanha. Será que o Youtube irá se transformar em mais um problema ou em mais uma solução para os eleitores que pretendem conhecer seus candidatos?
As tecnologias de informação vieram para ficar e um debate sobre o assunto na mídia, com particpação popular, seria muito interessante e esclarecedor.
Link da notícia: http://www.cosmo.com.br/cidades/campinas/integra.asp?id=200624
Nenhum comentário:
Postar um comentário