quarta-feira, 25 de julho de 2007

Perguntas que não querem calar.

Estamos realmente cheios de perguntas sem respostas. Perguntas sem respostas fazem com que nos sintamos impotentes e desrespeitados.
A mídia, que penso eu, deveria ser um instrumento para que essas perguntas fossem respondidas, não anda me satisfazendo. Sinto-me um trouxa.
Eu, você, todo mundo que questiona a vida com seriedade tem algumas.
Deixo abaixo uma lista das que agora me lembro:

- Se eu, e os demais passageiros que andam em meu carro, têm que usar cintos de segurança, porque então vejo pessoas sendo espremidas dentro dos transportes públicos da minha cidade, caindo pelas janelas. Isso não é perigoso também?

- Se a CPMF foi criada para salvar o sistema público de saúde e sua arrecadação bate recordes todos os anos, por que esse mesmo sistema de saúde deixa morrer pessoas na fila de espera todos os anos. Por que nossos hospitais públicos estão um caos?

- Se eu pagava o licenciamento do meu veículo para manter as estradas, porque hoje também tenho que pagar os pedágios mais caros do mundo e continuar pagando o licenciamento ainda muito mais caro de antes das privatizações? As estradas federais estão melhores? Se estão melhores, por que então houve aquela operação tapa buracos do ano passado?

- E se então, os impostos que eu pago deveriam ser utilizados para que meus filhos tivessem ensino de qualidade, porque estamos quase caindo fora da lista do ranking mundial?

- Porque pagar planos de saúde particulares, já que os impostos que pago deveriam ser revertidos em sistemas públicos de saúde de qualidade?

- Por que os políticos quando adoecem não freqüentam hospitais públicos?

- Por que os filhos dos políticos não freqüentam escolas públicas e, muitos deles estudam fora do país?

- Por que a dona Marisa pediu cidadania italiana dizendo que queria ter uma velhice tranqüila?

- Se o trabalho infantil é proibido, essas crianças que trabalham nas televisões do país não ganham salário? Se ganham, como pode uma criança de cinco anos trabalhar, já que é proibido? Os nossos filhos de cinco anos também podem trabalhar?

- Se quando eu ficar devendo R$ 100,00 meu nome vai para o SPC e eu não posso mais contrair dívidas nem ter direito a crédito, para onde vão os nomes das empresas que devem á receita, ao INSS? Existe também um SPC para isso?

- Se nossos filhos com 16 anos de idade podem votar e, dessa forma, dirigir os rumos de um país e seus milhões de habitantes, por que não podem dirigir um automóvel?

- Se eu for preso roubando um frango no supermercado, por que tenho que responder processo por roubo na prisão, e quem rouba mais de 100 milhões dos cofres públicos pode responder em liberdade?

- Se eu roubei um frango, como posso pagar um advogado para me defender? Seria melhor roubar 100 milhões?

- Se agora na CBO, a Classificação Brasileira de Ocupações do IBGE, ser prostituta é profissão, posso montar um curso de formação? Posso convidar a Dna. Marisa para ser a paraninfa da primeira turma?

- Se o presidente diz sempre que não sabe de nada, ele pode ser presidente? Você contrataria um gerente que nunca soubesse de nada?

- Se democracia é uma coisa realmente boa, porque as empresas não são democráticas?

- Se democracia funcionasse mesmo, será que eu poderia chegar tranquilamente num hospital, com sérios problemas de saúde, e esperar que os faxineiros, os motoristas, as enfermeiras (essas eu até esperaria), os eletricistas, etc. Ou seja, todo mundo que trabalhasse ali, decidisse meu caso no voto? Será que o médico iria aceitar isso? Será que eu ficaria bem?

- Se o país anda realmente tão bem, sem problemas econômicos, sem violência, por que então nossos políticos andam de carros blindados e cheios de segurança?

- Se quando eu compro um jornal, assisto o noticiário de TV, ou leio informações pela internet, sempre recebo informações exclusivas, por que elas são tão iguais?

- Quando eu me formar na universidade vou conseguir um bom emprego? Por que então vejo tanta gente formada trabalhando e ganhando tão pouco?

(continua na próxima edição)











-

Nenhum comentário: