segunda-feira, 23 de julho de 2007

Esses homens fantásticos e suas máquinas maravilhosas.


Do Estadão on line 23/07/2007


Com matéria intitulada “Não há hipótese de a verdade não vir à tona, diz Lula”, o jornal nos informa que o nosso Lula não está muito preocupado com a hipótese de que todas as informações e responsabilidades sobre o acidente com o vôo da TAM venham à tona.
Segundo esse jornal, Lula acha prematuro culpar alguém, inclusive o governo, pelas causas do acidente. "Eu acho que todo julgamento prematuro é, eu diria, quase que irresponsável. Em um momento como esse, que tem uma tragédia, a melhor coisa que nós temos de ter é a prudência para investigar corretamente ao invés de ficarmos fazendo ilações, culpando alguém ou absolvendo alguém", segundo palavras do próprio presidente.
Lula ainda disse que "Vamos tentar fazer um outro aeroporto para diminuir as possibilidades de uma nova tragédia”.
Bem, o que para mim ficou bem claro, é que estamos então esperando os resultados da caixa preta para depois sabermos realmente o que está acontecendo com a aviação aérea no Brasil.
Eu fico fascinado com essas novas tecnologias. Fico imaginando que dentro da caixa preta devem existir dispositivos extremamente complexos, de última geração tecnológica, que conseguem medir tudo e nos dar as respostas que precisamos.
Por exemplo: deve haver dentro dessa caixa preta um dispositivo que meça a quantidade de dinheiro que foi para o ralo em obras superfaturadas nos aeroportos. Outro dispositivo também complexo é aquele que mede o peso na consciência de quem permite que uma aeronave com mais de 160 passageiros levante vôo com algumas falhas de equipamentos. Esses artefatos fantásticos também devem medir o grau de responsabilidade do juíz que liberou as pistas antes de ficarem prontas de verdade.
Deve haver também algum tipo dispositivo que permita às empresas e aos ministérios envolvidos, avaliarem com extrema certeza, quanto vale cada vida que foi perdida no acidente.
Realmente a tecnologia nos deixa cada dia mais e mais seguros de que tudo vai melhorar.
Os jornais também deveriam perguntar ao nosso Lula se, depois de aberta a caixa preta, vamos também ficar sabendo quando poderemos novamente voar com segurança pelos ares do Brasil. Sim, porque dentro dessa caixa, provavelmente deve existir algum tipo tecnologia para isso. Talvez devam existir também alguns sensores que mostrem o grau de paciência dos cidadãos e até mesmo surjam os nomes dos próximos funcionários da ANAC que irão receber medalhas.
Vamos aguardar o resultado da caixa preta. Só ela poderá nos trazer as respostas.

Nenhum comentário: